FERRAMENTAS

As melhores Ferramentas de Marketing Digital para Startups

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Sempre recebo perguntas sobre as melhores ferramentas e softwares para landing pages, mapas mentais, modelos de negócios, tendências e mais. Sendo assim, decidi criar uma lista com todas essas ferramentas em um só lugar.

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1. Modelagem de Ideias de Negócios

Os Canvas certos para os momentos certos

BMG Canvas

O Canvas do BMG já é bastante conhecido. Você utilizará está ferramente para modelar os 09 componentes da sua ideia de negócio. Muito eficiente para quem está dando os primeiros passos na jornada do empreendedorismo. (Clique na imagem para baixar em tamanho A1)

BMG Canvas

LEAN Canvas

O Lean Canvas é uma derivação do BMG Canvas, ele foi desenvolvido por Ash Murya e apresentado ao mundo no livro Running Lean. Este canvas deve ser utilizado para validar as hipóteses principais da sua ideia de negócio. Bastante útil para quem não tem muita certeza sobre os problemas dos clientes e a necessidade do mercado. (Clique na imagem para baixar em tamanho A1)

Lean Canvas

Mind Meister

O Mind Meister é uma ferramenta para modelagem de mapas mentais. Ideal para estruturar as suas ideias numa ordem lógica e categorizada. Eu mesmo tenho milhares de mapas mentais dos meus projetos. Mapas mentais facilitam a explicação de suas ideias para outras pessoas. Esta ferramenta possui uma versão gratuita. Vale muito à pena conferir e usar.

mind meister

Web2Canvas

O Web2Canvas é uma ferramenta gratuita para a elaboração de Modelos de Negócios. Eu particularmente gosto dela por ser uma ferramenta open source e porque você pode criar e compartilhar canvas com outras pessoas. Uso bastante essa ferramenta em minhas consultorias para compartilhar canvas com meus clientes.

web2canvas

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2. MVP – Mínimo Produto Viável

Testar o seu produto da forma mais barata e rápida possível pode ser muito fácil

Unbounce

O Unbounce permite que você crie landinpages, de forma rápida e eficiente, para testar o interesse dos seus clientes na sua proposta de valor. O bom dessa ferramente é que você não precisa de conhecimentos em design e programação para colocar para funcionar.

Unbounce

Instapage

O Instapage também é uma ferramenta online que permite que você crie landing pages de forma muito rápida e funcional. A curva de aprendizado é até melhor do que a ferramenta Unbounce. Vale à pena conferir.

instapage

Powtoon

Uma imagem vale mais do que mil palavras e um vídeo vale muito mais do que mil imagens. Com o Powtoon você pode criar animações em vídeo para explicar para seus clientes como o seu produto funciona. A plataforma lembra muito o power point, deixando ainda mais intuitivo o seu funcionamento.

powtoon

Camtasia

Você já deve ter visto muitos produtos e serviços que são apresentados, em vídeos gravados, a partir da tela da pessoa que está passando slides ou usando um sistema, game ou software . O MVP do Dropbox foi apresentado ao mundo dessa maneira. Com a ferramenta Cantasia você consegue gravar um vídeo capturando suas ações na  tela do seu computador. Eu mesmo uso para gravar minhas vídeo aulas.

camtasia

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3. Entendendo o seu Público

Análise de dados para validar ideias

Google Trends

O Google Trends é uma ferramenta gratuita que permite que você saiba o volume de pesquisa de determinado termo acumulado nos últimos 10 anos. Com essa ferramenta você identifica tendências e sazonalidade pela procura de determinado assunto, refletindo muitas vezes desejos e problemas dos seus potenciais clientes.

Google Trends

 Trend Watching

O Trend Watching é um escritório de tendências mundialmente conhecido que oferece pesquisas pagas e gratuitas sobre as principais tendências de consumo na América do Norte, Sul e Ásia. Tem muita coisa interessante que você pode descobrir por lá pelo conteúdo grátis que eles oferecem.

trend watching

 

Google Adwords (Keyword)

Esta é mais uma ferramenta gratuita do Google, com ela você consegui identificar o volume de pesquisa, dos últimos 12 meses, de um termo ou palavra-chave. É bastante útil para identificar como as pessoas estão procurando coisas para resolver os seus problemas. Para utilizar essa ferramenta você precisa criar uma conta no Google Adwords, que pode ser com sua própria conta do Gmail.

google adwords

 

Google Analytics

Ferramenta obrigatória para todos que possuem um site. Mesmo sendo grátis, é uma ferramenta super poderosa e que possibilita muitos tipos de análises do seu site. Essencial para saber o que está ou não funcionando e como mudar.

analytics

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Periodicamente atualizarei esta lista com novas ferramentas para ajudar você a está sempre à frente nos seus negócios. Se você conhece outras ferramentas para desenvolvimento e modelagem de negócios, deixe um comentário abaixo.

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