LIVROS INDISPENSÁVEIS

 Todos os dias surgem novas metodologias e ferramentas para nortear as vidas dos empreendedores. É um novo canvas, um novo esquema, uma nova estratégia, um novo sistema e por aí vai.

Se você ficar apenas lendo e estudando, nuncai vai empreendeder de verdade. A maioria desses livros resumidos aqui, eu conheci e comprei enquanto fazia faculdade e tentava empreender o meu primeiro negócio.

Esses livros são leituras importantes para empreendedores digitais, mas isso não significa que você precise ler todos e nem que precise ler nesta ordem que apresentei.

BUSINESS MODEL GENERATION

Business Model Generation Livro

Autores: Alexander Ostervalder e Yves Pigner

O livro Business Model Generation é dividido em 5 partes. A primeira parte os autores apresentam os 09 componentes do modelo de negócios e logo e seguida o quadro de modelagem de negócios (Business Canvas), tudo recheado com muitos exemplos e explicações divertidas.

A segunda parte do livro é sobre Padrões de Modelos de Negócios, que explica as várias formas de se fazer modelos de negócios.

A terceira parte é sobre Design Thingking e fala sobre como você pode elaborar melhor os seus modelos de negócios através de técnicas de pesquisa e insights a partir dos clientes.

A quarta parte é sobre Estratégia e explica como você pode alinhar técnicas de Análise SWOT, 5 Forças de Porter e Oceano Azul para deixar o seu modelo de negócios mais competitivo.

A quinta parte é sobre Processos e explica de forma resumida como você pode aplicar tudo aprendido no livro para elaborar modelos de negócios inovadores.

Certamente é um dos livros mais incríveis que já tive o prazer de ler em minha vida. É o meu livro de cabeceira. Este blog é baseado em todos os ensinamos que aprendi e coloquei em prática por meio deste livro.

STARTUP: Manual do Empreendedor

Manual-da-Startup---Steve-Blank

Autores: Steve Blank e Bob Dorf

O Manual da Startup é um verdadeiro guia de passo a passo para construir uma startup. E já inspirou empreendedores do mundo inteiro a pensar fora da caixa e seguir uma nova maneira de empreender através da metodologia de Desenvolvimento de Clientes.

O livro é divido em passos e cada passo com etapas que você deve seguir para cumprir estágios na construção de sua startup. Não é um livro para ler de uma só vez. Você pode avançar pelos capítulos e depois retroceder. Todo o livro é rico em exemplos, check-lists e citações. O próprio Business Canvas é muito utilizado neste livro.

A STARTUP ENXUTA

A Startup Enxuta

Autor: Erik Ries

A primeira vez que li esse livro, pensei: “Poxa vida, eu estava fazendo tudo errado!”

Eric Ries é um dos empreendedores mais bem sucedidos do Vale do Silício. O livro conta um pouco de sua trajetória para conseguir com que sua Startup IMVU chegasse ao sucesso, utilizando-se para isso a metodologia do Ciclo de Validação e Pivotagem de hipóteses (Construir – Medir – Aprender).

O livro tem muitos cases de sucesso e fracasso de startups, dentre elas a do próprio Erik Ries. Também não deixa de ser um livro estilo guia, que ajuda você a tomar decisões nas fases iniciais de sua startup.

RUNNING LEAN

Running Lean

 Autor: Ash Maurya

Neste livro você aprende como sair do Plano A para um Plano que realmente funciona para sua startup, através da união das metodologias do Business Model Generation e de Desenvolvimento de Clientes (Manual da Startup).

O autor é fundador da startup Spark59, e durante a fase de criação da empresa acabou desenvolvendo, por necessidade, o Lean Canvas, uma variação do Business Canvas com foco maior na validação do Segmento de Clientes e Problemas.

O livro te ensina, através de scripts, como você deve fazer para encontrar potenciais clientes (adotantes iniciais), conversar com eles e capturar as informações que precisa para continuar com o processo de validação das partes do seu modelo de negócios. O livro é tão bom quanto o Business Model Generation. Está disponível apenas em inglês.

A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL

A estratégia do Oceano Azul

Autores: W. Chan Kim e Renée Mauborgne

Este é um livro de estratégia que pode ser utilizado para qualquer tipo de negócio. O interessante desse livro é que ele é citado direta ou indiretamente nos livros que mencionei anteriormente, ou seja, é um livro verdadeiramente importante para ajudar você desenvolver negócios inovadores.

Os autores estudaram 150 empresas bem e mal sucedidas em 30 segmentos de mercados diferentes e perceberam que aquelas que venceram criaram novos nichos de marcado, ao ponto de fazer da concorrência um fator irrelevante.

Essas empresas vencedoras encontraram o caminho das águas mansas onde poucos concorrentes podem chegar (oceano azul), ao contrário das empresas perdedoras que permaneceram em águas extremamente competitivas e saturadas (oceano vermelho). O livro ensina como colocar em prática tudo isso.

A CAUDA LONGA

Livro A Cauda Longa

Autor: Chris Anderson

Quando li este livro eu estava no 6º período de Administração (2011), nunca tinha escutado (nem os meus professores) o termo Long Tail ou Cauda Longa antes. A Cauda Longa é um daqueles livros que te fazem pensar e aumentar a sua vontade de empreender pela internet.

É um Best Seller citado em muitas obras atuais de empreendedorismo, como nos livros que mencionei anteriormente. No próprio livro do Business Model, Cauda Longa é um padrão de Modelos de Negócios incrivelmente eficiente.

O livro conta como cada vez mais os mercados de massa estão se tornando mercados de nicho. Basicamente a teoria da Cauda Longa expilca como a receita total de diversos produtos de nichos, com baixo volume de vendas, é igual à receita total de poucos produtos de grande sucesso.

O auto usou o mundo dos filmes, dos livros e da música, para mostrar que a Internet deu origem a um novo universo para os empreendedores.

FREE – O FUTURO DOS PREÇOS

Free o Futuro dos Preços

Autor: Chris Anderson

Você já parou para pensar como muitas coisas hoje na internet são “vendidas” de “graça”? Como isso é possível afinal? Como os donos desses negócios estão fazendo para ganhar dinheiro se os seus produtos estão à disposição gratuitamente.

Chris Anderson percebeu que toda uma economia estava sendo construída em torno do gratuito, quando estava escrevendo um dos capítulos do livro A Cauda Longa, e resolveu mostrar como as pessoas fazem dinheiro com produtos gratuitos e quais são as implicações disso.

Esse livro é realmente fantástico. Assim como Cauda Longa, Free – O Futuro dos Preços é apresentado no Business Model Generation como um padrão de modelo de negócios utilizado por grandes empresas.

———————————————————-

E então, o que você achou da minha lista de livros idispensáveis para empreendedores? Você tem algum desses livros ou gostaria de acrescentar mais alguma coisa sobre eles? Deixe o seu comentário logo abaixo.